Quem é Vernon?


Ou “Como ir das Exatas para as Humanas em 4 passos”

Obama Wtf GIF - Obama Wtf Why GIFs

Emprestei o meme do Obama, por que, bem, é o Obama… E, tipo… das exatas para as humanas? Alô?

Uma das coisas mais difíceis é escrever sobre si mesmo, é unânime. Peçam para falar sobre política, sobre ecologia, sobre os marcianos… mas não peçam para falar de si mesmo.

A primeira coisa a explicar é: não é exatamente que eu tenha abandonado às exatas, nem que eu tenha vestido minha camiseta do “Vamos ajudar o povo das humanas a fazer miçangas”. Escrever sempre teve um terreninho fértil na minha mente e coração. Desde pequeno (eu nunca fui pequeno, segundo minha mãe) criança esteve lá. Depois, na adolescência, descobri o RPG (GURPS >>>>>>> D20). Claro, ao longo desse tempo todo, nunca pensei em escrever “profissionalmente”.

E as exatas, Vernon?

Não foram exatamente 4 passos, mas 4 encontros. Sabem aquele professor do qual ouvimos falar nas histórias infantis
(sim, Ziraldo, estou falando do Menino Maluquinho!) ? Então… No meu curso de ADS tinha aquela disciplina de Comunicação. De cara eu pensei: “que porre, português?!” Aí entra aquele cara, grisalho, conversando, rindo, falando de HQ e diz: “Eu não vim ensinar português, isso vocês já sabem. Comunicação não é língua portuguesa”. Oi? (considere colado aqui o meme do Obama ali de cima)

Pois é. Esse cara, ao longo das 4 aulas, apresentou a comunicação de uma maneira que eu não conhecia. Ainda lembro dele dizendo: “Okay, ler romance é legal como passa tempo, mas ler sobre alguém é ler biografia”. Lembram que eu falei do cantinho fértil reservado à escrita? Pois é, alguém havia despejado um caminhão de adubo. Esse professor, pouco antes do final de sua disciplina, havia começado um curso de Formação de Escritores, lançado um livro e sussurrado aquelas palavrinhas: “Cara, tu precisa conhecer o Marcelo. Vem fazer o curso também!”. Aí, que uns 6 meses depois, (um pouco mais, na verdade), eu fui.

Okay, entendi. Mas ainda estou com uma dúvida: é Vérnon ou Vernôn?

Ambos. A verdade é que a pronuncia em inglês e em português (dado que o ‘padrão’ da nossa língua são as paroxítonas) empurra para Vérnon. O Francês falaria Vernôn. Mas sem os acentos, okay?

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora